-

como cuidar da pele no inverno





Contrariando a tendência, não acredito que o inverno seja a melhor época do ano. Como pessoa privilegiada, concordo que a moda fica mais interessante e as paisagens ganham novas matizes interessantes de cor, porém, a lista de contras para essa época do ano é bem maior que a lista de prós.

Sem mencionar o óbvio contexto social e focando somente no pessoal, um dos motivos pelos quais o inverno não me apetece é por conta de como minha pele reage à temperatura fria. Todo aquele brilho do verão ("naturalmente" proporcionado por uma rotina de skincare com, ao menos, dez etapas) dá lugar ao que costumo chamar de look casual da Rainha Má da Branca de Neve.

Acompanhe a transformação:


Se você, tal como eu, passa anualmente por essa metamorfose sinistra, o problema talvez esteja na sua rotina de cuidados com a pele no inverno. Desde que descobri o conceito de skincare, em nenhum momento considerei que precisaria readequar a minha rotina com o passar de cada estação. 

É incrível o quanto ainda tenho o que aprender quando o assunto é beleza. Como sempre, fui atrás de algumas dicas de especialistas e reuni as melhores para compartilhar com vocês. Quer transformar sua pele nesse inverno? Então, anote aí o que você precisa fazer:

CUIDADOS COM O ROSTO
Se existe um ponto em nosso corpo que merece atenção nessa estação é o nosso rosto. Cuidados redobrados são necessários:
Lave o rosto com água fria ou morna. Eu sei que a tentação é grande, porém, tente evitar água quente a todo custo.
Esfolie menos. Você não precisa (e nem deve) parar de esfoliar o rosto. O correto aqui é diminuir a frequência para não tirar a hidratação natural da sua pele. 
Não se esqueça dos seus lábios, já que eles também sofrem com o ressecamento típico do frio. Um lip balm ou a boa e velha manteiga de cacau dão aquela ajuda especial para manter os lábios hidratados.

EVITE TOMAR BANHO QUENTE
Esse é um dos meus pecados mais recorrentes, já que banho pra mim só existe na temperatura escaldante. Descobri que o corpo acaba perdendo muito de sua oleosidade natural com a água quente e este é o motivo principal para a pele ressecada no inverno. Como se já não bastasse, a alta temperatura também é a causadora de dermatites. Uma boa dica para compensar a temperatura do banho é investir em sabonetes hidrantes e produtos com ceramidas e ácido hialurônico.

BEBA ÁGUA
Falamos tanto sobre hidratação durante o inverno e quase sempre esquecemos da forma mais básica e barata para manter a pele bonita: água. O seu consumo de água no inverno é essencial. Ande sempre com uma garrafinha de água e utilize um app para lembrar de cumprir sua meta diária de litros consumidos. 

COMPRE UM UMIDIFICADOR
Já reparou como o tempo anda bem seco? Estamos tão preocupados em nos manter aquecidos durante o inverno que nem sempre lembramos que nossa pele também precisa reter água durante o tempo frio. Uma boa alternativa para manter a umidade do ambiente é investir uma graninha em um umidificador.

FILTRO SOLAR
Sei que essa dica parece bem óbvia, porém, eu esqueço do filtro solar no dia a dia e sei que não estou sozinha nessa. Se você acha que o tempo nublado está te protegendo dos raios solares, você achou errado! Os raios ultravioletas continuam firmes e fortes e seguem causando danos para a sua pele. 

Agora eu quero saber: o que você faz para proteger sua pele no inverno? Tem alguma dica para compartilhar comigo? Me conte nos comentários!

Imagem: Disney
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger