-

como conquistar seus objetivos


Objetivos são importantes. São eles que norteiam os nossos dias e podem até mesmo adicionar um propósito em nossa vida. Mas o que acontece quando os objetivos viram um problema? O que acontece quando nos sentimos frustrados com aquilo que deveria ser nossa motivação?

Muitas vezes nos propomos a fazer algo que não está ao nosso alcance ou traçamos metas tão abstratas que podem parecer igualmente inatingíveis. É por isso que antes de definir um objetivo, tento obedecer às seguintes regras:

CLAREZA NO OBJETIVO
Quando falamos em objetivos, geralmente pensamos em termos mais abstratos, como, por exemplo, perder peso, ler mais, tirar notas melhores ou ganhar mais dinheiro.

O problema com objetivos tão genéricos é que eles são imensuráveis e em prática, inalcançáveis. Quando não temos clareza em nossas metas, ficamos presos em um mundo de potencial não alcançado.

Falando por experiência própria, quando eu era mais nova, coloquei na cabeça que queria perder alguns quilos. Nunca estabeleci um número de quilos que desejava eliminar, pois achava que fazer isso aumentaria a pressão. O único problema foi que perdi 10kg e não me contentei. O meu "perder peso" parecia sempre algo em aberto e me sentia na obrigação de perder mais um quilo. Nunca obtive aquela satisfação de completitude, já que meu objetivo não tinha um fim.

Transforme seu objetivo genérico em algo concreto. Quer ler mais? Quantos livros por semana? Por mês? Por ano? Quer melhorar as suas notas? Qual é a sua meta para esse semestre? Para o próximo? Para o final do curso? Seja claro e específico no que você deseja e garanta que seu objetivo se torne "alcançável".

PREPARE UM PLANO DE AÇÃO
Um objetivo não se torna realidade em um passe de mágica. Para chegar onde você deseja é preciso estabelecer um plano de ação com todos os passos necessários.

Para isso, vamos utilizar uma ferramenta muito útil do planejamento estratégico conhecida como 5W2H. Ela basicamente divide um plano de ação em cinco etapas essenciais:


Vamos tentar aplicar essa metodologia em um plano de ação para um estudante que deseja melhorar suas notas.

WHAT?
Melhorarei minha média semestral de 5 para 8.

WHY?
Para não ficar de recuperação no fim do semestre. Poder viajar com minhas amigas nas férias.

WHERE?
Escola/Casa.

WHO?
O estudo será feito por mim, porém, contarei com a ajuda de tutores, colegas e de professores.

WHEN?
No período do segundo semestre de 2018.

HOW?
- Diminuirei o meu horário de lazer durante a semana e o substituirei por horas de estudo.
- Procurarei a ajuda de um tutor particular para que me auxilie em matérias que tenho mais dificuldade como Matemática e Física.
- Criarei um grupo de estudo com os meus colegas para que possamos revisar a matéria uma vez por semana.

HOW MUCH?
R$ 50,00 semanais para o salário do tutor.

Aplicando os 5W e os 2H, podemos criar um plano de ação bem detalhado em minutos que te ajudará a ter uma visão melhor do seu objetivo.

ESTABELEÇA PRAZOS
Um objetivo sem um prazo te permite inventar desculpas e encontrar motivos para postergar cada vez mais sua realização. É importante que você estabeleça prazos (realistas) para cada uma das etapas em seu plano de ação.

MANTENHA
Após muito suor e sacrifício, você finalmente alcançou o que tanto queria. Mas qual é o próximo passo? Você já pensou em como fará a manutenção do seu objetivo recém-alcançado? Ainda usando como exemplo o aluno com dificuldades na escola, talvez ele não precise mais da ajuda de um tutor e possa até mesmo aumentar o tempo reservado para lazer, porém, é importante manter alguns hábitos (como por exemplo, o grupo de estudos) para que não volte à estaca zero.

OBJETIVOS NÃO SÃO TUDO NA VIDA
É comum deixarmos que os nossos objetivos se transformem no foco de nossas vidas. E por mais que eu ressalte a importância de tê-los, devemos pensar neles não como uma linha de chegada a ser cruzada e sim como a parte de uma jornada.

Objetivos são ajustáveis. Objetivos podem mudar de acordo com sua necessidade. Não se castigue ou martirize por "não chegar lá". Aprenda a reajustar suas expectativas sempre que possível. Seja sincero consigo e saiba quando algo não está funcionando.

O que você faz para atingir seus objetivos? Me conte nos comentários!

Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger