-

dicas para escritores iniciantes




Quem aí nunca sonhou em escrever um livro? Eu vivo nesse sonho desde que fui alfabetizada e passo boa parte do meu tempo livre criando mundos imaginários e os populando com meus personagens.
Com o passar dos anos, aprendi algumas coisas sobre escrita e achei que essa seria uma ótima chance de compartilhar tais dicas com outros aspirantes a escritor.

Então, se você sonha em ser a próxima J.K. Rowling (quem nunca, não é mesmo?), veja as dicas abaixo:

1. LEI DE OURO: Evite distrações.
Isso é muito mais sério do que parece. Antes da banda larga, eu escrevia cerca de 20 páginas por dia. Desde 2003, minha produtividade caiu tão drasticamente que posso citar anos em que eu nem ao menos escrevi algo. Meu melhor conselho para qualquer um é que evite distrações: Whatsapp, Facebook, Twitter e outros devem ficar fechadinhos enquanto você escreve. Se possível, faça toda sua pesquisa – logo falarei mais sobre o assunto – antes de começar a escrever. Salve os arquivos que precisar e esqueça da existência da internet, da televisão e do que mais pode vir a te distrair enquanto você cria.

2. Leve um caderninho com você.
Eu tenho dois cadernos. Um é um moleskine no qual anoto tudo sobre a história e os personagens que estou criando. O outro é um caderno que eu realmente carrego para todo o lado, pois, você nunca sabe quando a inspiração pode aparecer. Anote tudo o que passar pela sua cabeça referente a história. Por mais que você sinta que algo não faça sentido no primeiro momento, é importante juntar todas as peças pra se montar um quebra cabeça, certo?

3. Faça sua pesquisa.
Pessoalmente, gosto muito de histórias em que o escritor realmente se esforçou para criar uma mitologia convincente. Os nomes geralmente têm algum significado (além de serem simplesmente bonitos), as criaturas podem ser baseadas em alguma mitologia, a ambientação é fiel e tudo mais. Lembrando que você não precisa nem ao menos usar os frutos da sua pesquisa no resultado final, porém, eles podem ser incrivelmente inspiradores na hora de escrever.

4. Post it é a salvação da nação.
Eu faço uso de post it como uma louca. Tenho de todos os tipos, tamanhos e cores. Eles servem para anotar coisas que não posso esquecer de jeito nenhum e geralmente ficam grudados nas laterais da tela do meu computador.

5. Escreva como se não houvesse amanhã.
Conheço melhor do que ninguém esse dilema de não querer se livrar do “filho” até que ele fique todo arrumadinho e perfeito. Se achar que a história ainda precisa de um mojo extra, ninguém te impede de continuar escrevendo, começar a reescrever e editar. Esqueça da perfeição e escreva com o seu coração. É clichê, brega, mas funciona muito bem.

6. Busque coisas que te inspirem.

Isso é algo bem divertido de fazer e que eu sempre procuro ter em mente antes de começar a escrever. Gosto muito de procurar imagens que descrevam os locais no qual ambiento minhas histórias e fotos de pessoas que se parecem fisicamente com alguns dos meus personagens. Para quem consegue escrever com música, outra ótima dica é fazer uma playlist de canções que te inspiram.

7. Ouça o Nerdcast 215: Profissão Autor.
Ok, isso é um pouco inusitado, mas de alguma forma eu precisava encaixar nessa lista. Sou uma grande fã do pessoal do Jovem Nerd e não poderia deixar de recomendar o NC 215 sobre escritores (com o Fábio Yabu e Eduardo Sphor!). Escutem todos os conselhos desses caras que eles entendem do que estão falando.

8. Don’t Stop Believing.
E por fim, gostaria de ressaltar que é MUITO importante não perder a fé na sua escrita. Se você gosta de escrever, continue escrevendo. Mesmo que sua história não seja a melhor e etc...O importante é sempre acreditar. Portanto, deixe de procrastinar e comece a escrever.

Você tem alguma dica para quem gosta muito de escrever? Compartilhe suas dicas comigo nos comentários!
Mia Fernandes

valorize os seus sentimentos


Nos fizeram acreditar que ser emotiva era um defeito. Talvez esse seja o porquê não nos permitimos sentir. Se estamos tristes, o primeiro pensamento que vem à nossa mente é: Será que eu realmente tenho motivos para tristeza? Existem tantas pessoas com problemas piores. Quando ficamos frustradas, o discurso não é muito diferente: Eu não deveria me chatear com isso. Tenho tantas coisas maravilhosas acontecendo na minha vida. Não posso reclamar de nada.

O que não percebemos é que ao aplicar essa retórica em nossas vidas, esquecemos da importância de valorizar os nossos sentimentos. Isso quer dizer: até os sentimentos negativos tem seu devido mérito em nossa vida.

E é por isso que não podemos ter vergonha de sentir. Sentir de verdade. Com voracidade. Deixar que os sentimentos aflorem e falem por si só.

Entretanto, não é todo mundo que possui tamanha felicidade para acessar os sentimentos. Foi pensando nisso que resolvi compartilhar algumas dicas para quem ainda está tentando encontrar a melhor maneira de expressá-los. Olha só:

Iain S. Thomas

Terapia
Eu sempre recomendo terapia para todos que estão interessados em entrar em contato com o que sente. Conversar com um profissional treinado é uma ótima oportunidade para avaliarmos a nossa vida e como lidamos com tudo o que ocorre nela.

Converse com um amigo
Se você não tem dinheiro para bancar uma terapia, vale chamar um amigo próximo e se abrir um pouco. É importante não ter vergonha do que sente e levar em consideração que seu amigo também é humano e não está imune a sentimentos.

Fale sozinha
Em último caso, sempre existe a possibilidade de falar sozinha e em voz alta. Encontre um lugar privado e desaloje do seu peito tudo o que você está sentindo.

Escreva
Eis uma solução que funciona muito bem para mim. Gosto de manter um diário em que posso colocar tudo o que estou sentindo em um papel, sem me censurar ou poupar palavras.
Se você tem talento, vá um pouco mais além: componha músicas, crie poesias ou qualquer outra forma de escrita que seja terapêutica.

Pinte um quadro
Por mais que você não seja naturalmente uma artista, tente comprar uma aquarela e tente colocar tudo o que você está sentindo em cores e formas. É perfeito para aqueles momentos em que os sentimentos são avassaladores, mas você não consegue entender exatamente o que está sentindo.

Fique em movimento
Uma boa forma de exorcizar a energia de sentimentos muito poderosos (com os quais nem sempre estamos prontas para lidar) é ficar em movimento constante. Você gosta de dançar? Se tranque no seu quarto e coloque tudo para fora ao ritmo do seu álbum favorito. Você gosta de correr? Coloque seus fones de ouvido e faça uma meia maratona na sua vizinhança.

Enfim, não importa a maneira que você escolher para encarar os seus sentimentos, o importante é que nunca tenha vergonha deles. Quando reconhecemos o que sentimos, abrimos espaço para evoluir.

Agora eu quero saber: o que você faz para lidar com os seus sentimentos? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes

as poetisas que você precisa conhecer


Meu gosto por poesia não surgiu do dia para noite. Ao contrário, quando eu era mais nova, desprezava (!) o gênero acreditando que fosse uma forma muito simplória de literatura.
Precisei de muita maturidade para entender o quão equivocada estava. A arte de escrever em versos é incrível e deve ser apreciada.

Se você não está familiarizada com (ou se por algum motivo não aprecia) a poesia, aproveite essa oportunidade para conhecer melhor algumas das minhas poetisas favoritas. Espero que as palavras poderosas dessas mulheres consigam te tocar da mesma maneira que me tocaram.

Canção de Amor da Jovem Louca

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro 
Ergo as pálpebras e tudo volta a renascer 
(Acho que te criei no interior da minha mente) 

Saem valsando as estrelas, vermelhas e azuis, 
Entra a galope a arbitrária escuridão: 
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro. 

Enfeitiçaste-me, em sonhos, para a cama, 
Cantaste-me para a loucura; beijaste-me para 
a insanidade. 

(Acho que te criei no interior de minha mente) 

Tomba Deus das alturas; abranda-se o fogo 
do inferno: 
Retiram-se os serafins e os homens de Satã: 

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro. 

Imaginei que voltarias como prometeste 
Envelheço, porém, e esqueço-me do teu nome. 
(Acho que te criei no interior de minha mente) 

Deveria, em teu lugar, ter amado um falcão 
Pelo menos, com a primavera, retornam com 
estrondo 

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro: 
(Acho que te criei no interior de minha mente) 

Nunca mais!

Ó castos sonhos meus! Ó mágicas visões!
Quimeras cor de sol de fúlgidos lampejos!
Dolentes devaneios! Cetíneas ilusões!
Bocas que foram minhas florescendo beijos!

Vinde beijar-me a fronte ao menos um instante,
Que eu sinta esse calor, esse perfume terno;
Vivo a chorar a porta aonde outrora o Dante
Deixou toda a esp'rança ao penetrar o inferno!

Vinde sorrir-me ainda!Hei-de morrer contente
Cantando uma canção alegre, doidamente,
A luz desse sorriso, ó fugitivos ais!

Vinde beijar-me a boca ungir-me de saudade
Ó sonhos cor de sol da minha mocidade!
Cala-te lá destino!... "Ó Nunca, nunca mais!..."

Eu Me Levanto

Você pode me riscar da História
Com mentiras lançadas ao ar.
Pode me jogar contra o chão de terra,
Mas ainda assim, como a poeira, eu vou me levantar.
Minha presença o incomoda?
Por que meu brilho o intimida?
Porque eu caminho como quem possui
Riquezas dignas do grego Midas.
Como a lua e como o sol no céu,
Com a certeza da onda no mar,
Como a esperança emergindo na desgraça,
Assim eu vou me levantar.
Você não queria me ver quebrada?
Cabeça curvada e olhos para o chão?
Ombros caídos como as lágrimas,
Minh’alma enfraquecida pela solidão?
Meu orgulho o ofende?
Tenho certeza que sim
Porque eu rio como quem possui
Ouros escondidos em mim.
Pode me atirar palavras afiadas,
Dilacerar-me com seu olhar,
Você pode me matar em nome do ódio,
Mas ainda assim, como o ar, eu vou me levantar.
Minha sensualidade incomoda?
Será que você se pergunta
Porquê eu danço como se tivesse
Um diamante onde as coxas se juntam?
Da favela, da humilhação imposta pela cor
Eu me levanto
De um passado enraizado na dor
Eu me levanto
Sou um oceano negro, profundo na fé,
Crescendo e expandindo-se como a maré.
Deixando para trás noites de terror e atrocidade
Eu me levanto
Em direção a um novo dia de intensa claridade
Eu me levanto
Trazendo comigo o dom de meus antepassados,
Eu carrego o sonho e a esperança do homem escravizado.
E assim, eu me levanto
Eu me levanto
Eu me levanto.

O Momento

O momento quando, após muitos anos

de trabalho duro e uma longa travessia

te encontras no centro do teu quarto,

casa, meio acre, milha quadrada, ilha, país

sabendo por fim como lá chegaste,

e dizes, eu possuo isto,


é o mesmo momento em que as árvores desatam

os seus macios braços em teu redor,

as aves retiram a sua língua,

as falésias fissuram e colapsam,

o ar vem devolvido de ti como uma onda

e tu não consegues respirar.


Não, murmuram eles. Tu não possuis nada.

Tu foste um visitante, uma e outra vez

subindo a colina, cravando a bandeira, proclamando.

Nós nunca te pertencemos.

Tu nunca nos encontraste.

Foi sempre o contrário.

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Agora eu quero saber: você lê poesia/poemas? Quem são suas poetisas favoritas? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes

wishlist: star wars


Se existe uma franquia que sabe como tirar $$$ dinheirinhos do nosso bolso é Star Wars. Como fã da saga, preciso confessar que passo muitas horas do meu tempo, olhando todas as novidades e produtos incríveis disponíveis por aí.

Já imaginou ter seu próprio sabre de luz? Que tal ter uma jaqueta da Aliança Rebelde? Então, olha só quanta coisa maravilhosa:

1. Porta Retrato Star Wars Darth Vader // R$ 69,90 // Loja Imaginarium
2. Boneco Mestre Yoda com Reconhecimento de Voz // R$ 299,99 // RiHappy
3. Camiseta Feminina Han e Leia // R$ 75,91 // BeGeek
4. Moletom Aliança Rebelde // R$ 179,90 // Loja Mundo Geek
5. Bola de Pelúcia R2D2 // R$ 69,90 // Geekyard
6. Star Wars - A Trilogia - Special Edition // R$ 24,90 // Amazon
7. Robô BB8 O Despertar da Força // R$ 890,00 // Walmart
8. Sabre Eletrônico Obi Wan // R$ 161,90 // Submarino

Agora eu quero saber: você é fã de Star Wars? Tem algum produto da saga? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes

música: todrick hall


O mundo precisa de mais artistas criativos. Sim, aparentemente nós temos muitas pessoas comprometidas em trazer inovação artística dos mais diversos tipos em vários meios, porém, são poucos que o fazem de forma tão ousada e divertida quanto o Todrick Hall.

Em uma das minhas raras visitas à sala de estar da minha casa, estava assistindo a reprise de algum programa da MTV, quando eles mostraram o vídeo desse flashmob incrível com a música Domino da Jessie J. Além de muito bem coreografado e com uma ótima ideia (colocaram um entregador de pizza da Domino para participar da ação – sem que ele soubesse de nada, óbvio), o vídeo é incrivelmente divertido.



Até eu que conheço pouquíssimo do repertório da Jessie J, me peguei dançando e cantando a música após alguns minutos.
Fui procurar o vídeo no YouTube e quão grande foi minha surpresa ao me deparar com todo o trabalho do Todrick Hall, o idealizar do flashmob. Ele dança, canta e faz os vídeos mais originais que já tive o prazer de assistir.

Pra começar, ele foi um dos participantes do American Idol 9 (é uma pena que ele tenha escolhido a edição errada para participar) e logo na sua audition song, ele já se apresentou sendo adorável com uma música escrita por ele.
Infelizmente, ele foi eliminado no Top 16 (vamos concordar que essa não foi uma das edições mais sábias do programa), mas seu sonho de tornar-se um superstar não parou por aí.

Hoje em dia ele faz alguns vídeos incríveis e até mesmo já fez uma audição para participar de Glee – obviamente, isso teve que ser feito com a ajudinha de uma canção (hilária) escrita por ele.
Além disso tudo, ele fez outro flashmob há algum tempo atrás, com uma música da Beyoncé em uma loja Target – tão incrivelmente bem coreografado como sempre! – e rendeu até mesmo uma resposta em vídeo da Queen Bee agradecendo-o.

Se você ainda não está convencido da criatividade surpreendente desse rapaz, deixo aqui mais dois vídeos que vocês precisam assistir. O primeiro é uma versão de We Found Love da Rihanna...em que ele faz um dueto com a Siri (sim, aquela do iPhone). Para encerrar, fica a versão de conto de fadas de Without UDavid Guetta feat. Usher – que conseguiu colocar um sorriso de orelha a orelha no meu rosto.

Espero que ele siga produzindo coisas tão maravilhosas e ousadas como sempre. E mais que tudo também anseio pelo dia em que ele será descoberto por uma gravadora e que possa viver exclusivamente da sua arte.

Mia Fernandes